Editando online

Editando online

Que tal editar imagens feitas do outro lado do mundo, apenas alguns segundo após o clique? Ainda que capturadas em RAW?

O fluxo de trabalho mais rápido que conheço no fotojornalismo. Enquanto o fotógrafo está capturando as imagens, elas são descarregadas automaticamente em um computador guardado na sua mochila, fechado. O editor acessa esta máquina remotamente, edita e publica as imagens – antes mesmo que o fotógrafo as veja. O acesso ao original pode ser feito em menos de 5 segundo, mesmo clicando em RAW!!

O que é necessário:
1) Fotografando Conectado / Tethered shooting (DETALHES ABAIXO)
b) Software para baixar as imagens (EOS Utility ou Nikon Capture Control)
c) Lightroom para importar automaticamente e editar
2) Para que o Mac fique fechado sem dormir, utilizo o software Insomnia

3) Para compartilhar o controle do meu Mac, utilizo o LogMeIn:
4) Um pouco de paciência, até acertar! Mas depois, só alegrias, especialmente se o editor for “o cara”.

Fotografando Conectado / Tethered shooting
Podemos fotografar com a câmera conectada ao computador, com as imagens sendo automaticamente gravadas tanto no cartão de memória quanto no HD interno e/ou externo. Se utilizarmos no LR um padrão de tratamento e de metadados definidos anteriormente (presets), além de 2 ou 3 cópias das imagens, teremos elas renomeadas, tratadas e indexadas. Isto é realmente útil em situações que precisamos de rapidez na visualização e edição das imagens.

O que é necessário:
Cabo USB semelhante como os que vem com a câmera, e que alguns usam para baixar imagens (lentamente!) para o computador. O tamanho limite destes cabos é de cerca de 5 metros. Os cabos longos devem ter um “booster” para evitar perda de sinal.
Um programa para importar as imagens da câmera para o computador. (infelizmente o LR ainda não faz isto sózinho). Nikon Capture Control (que é pago) ou o EOS Utility da Canon (free). Ainda tem um plugin, chamado StudioTether, que no entanto não é compatível com qualquer câmera. Estes programas, enviarão as imagens para uma pasta que será constantemente vigiada pelo LR.

Editando remotamente

Para isto é necessário dar acesso remoto ao seu computador (ou a uma área dele). Detalhe é que não quero utilizar uma rede local – LAN, mas uma conexão com alguém que pode estar em qualquer lugar do mundo. Eu utilizo o programa LogMeIn Pro (em português) e posso convidar, por email, alguém que eu confio para editar fotos em meu computador. Com este programa eu dou acesso total a minha máquina, por isso é interessante criar um usuário apenas para isto. De qualquer forma esta permissão é dada com hora para terminar. Existem outras maneiras de fazer isto, mas paro por aqui. Boa sorte. Contem-me se ajudou!

OBS: Agradecimentos ao fotógrafo René Cabrales, que me deu as primeiras luzes sobre isso!